Tradutor

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lembrai-vos da mulher de Ló

Tema: LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ
Lc 17.32
· O valor dos exemplos para a continuação da raça humana. (Hb 11.4-32)
O Senhor usou exemplos de pessoas e cidades para advertir, aconselhar, e julgar pessoas e cidades.(Lc 11.29 – Sinal de Jonas; Lc 17.26 – Dias de Noé; Lc 17.28 – O mesmo aconteceu nos dias de Ló
Gn 13.11 - Colhemos o resultado de nossas escolhas (é algo individual) – Ló escolheu toda a campina do Jordão, indo ao Oriente. (Rumo a Sodoma)
Ló, sua mulher e suas filhas tiveram três oportunidades de mudarem suas vidas e rejeitaram todas elas.
Gn 14.1 – Anrafel (rei de Sinar), Arioque (rei de Elasar), Quedorlaomer (rei de Elão) e Tidal (rei de Goian), levaram presos Ló e sua família.
Gn 14.14-16 – Abraão livrou Ló, sua família, e os bens. (Ló e sua mulher tiveram a primeira oportunidade de repensar sua escolha). Voltaram para Sodoma e Gomorra.

Gn 18.17-19 – Deus revela a Abraão que destruirá a cidade que Ló e sua mulher escolheram para viver.
Gn 18.22-32 - Deus dá a Ló e sua mulher a segunda oportunidade de fazer uma nova escolha. Usando Abraão como intercessor. Abraão usa a “última cápsula” com os “Assará Batlanim” (Nas antigas comunidades israelitas nomeavam-se pelo menos 10 homens pobres que mantidos pela comunidade oravam diariamente pelo bem estar colectivo, Notas de comentários, Torá, pág. 48).

Gn 18.21 – Deus desce pessoalmente para ver o dia-a-dia da escolha de Ló. E por causa de Abraão (que soube escolher a melhor parte).
Gn 19.16 - Deus envia anjos para “arrancar” Ló e sua família de Sodoma e Gomorra, debaixo da seguinte mensagem: Escapa te por tua vida, não olhes para trás, nem pares em toda a campina, foge para o monte (Ob 17a), para que não pereça. (Gn 19.17).
Gn 19.26 – A mulher de Ló jogou fora a ultima oportunidade de sua vida, quando olhou para trás. Foi transformada em uma estátua de sal.

Os desafios que foram enfrentados pela mulher de Ló:
1. Geográfico - O reino de Deus está dentro de nós (Lc 17.21)
»» O reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17)

2. O imediatismo
»» Os dias de Ló foram parecidos com os dias de Noé (Lc 17.26, 28) - Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantava e edificavam (Lc 17.28)

3. Deixar as “coisas do mundo”
»» Efêmeras e transitórias (Mt 6.33)
»» Coisas daqui da terra (Cl 3.1). O poder temporal, dinheiro, sexo fora do propósito divino, levam o homem a esterilidade espiritual, e consequentemente a morte eterna


· Que o exemplo da mulher de Ló seja um “Painel de advertência” para nossos dias. Ela tinha tudo que podia imaginar, por causa da provisão divina, mas trocou tudo por uma “olhadela” para trás (Hb 10.38b) “Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”.
· O oposto da mulher de Ló é a esperança de Abraão: (Hb 11.9,10). “Peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, …. Porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”. (Justiça, paz e alegria).
Mensagem ministrada em 12/09/2010_AD Missões aos povos_Agualva-Cacém_Portugal

Sem comentários :

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus