Tradutor

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A CAVERNA NÃO É O MEU LUGAR


Tema: A CAVERNA NÃO É O MEU LUGAR
(1 Rs 19.9)
(hb. m@ ´arah), raiz de uma palavra ´uwr, significando ser exposto, ser despido, ser deixado descoberto.

· Gn 19.30 – Ló morou em uma caverna onde praticou 2 incestos, resultado nos inimigos do povo de Deus moabitas e amonitas, porque teve medo de morar em Zoar (hb. Pequena).
· Jz 6.2 – O povo de Deus havia se “adaptado” a cavernas por 7 anos. Herdeiros de palácios mergulhados em cavernas. (Cavernas que eles mesmo construíram, com as “pedras” do pecado)
· Jz 15.8 – Após colocar fogo na seara dos filisteus Sansão se escondeu em uma caverna. Saiu dali preso. (lugar onde se perde)
· 1 Sm 22.1 – Davi se refugiou em uma caverna. Mas depois de passar em Moabe o profeta Gade, lhe mandou para as terras de Judá (hb. Louvor). Quem louva não permanece na caverna.
· Sl 73 – Asafe entra na caverna ao ver a prosperidade dos ímpios: a) Ele via o ímpio sadio e nédio (pele lustrosa); b) Ele não via o ímpio cansado; c) Estava achando inútil a vida de santificação que levava (73.13)
d) Ele via as riquezas dos ímpios crescerem e suas fantasias acontecerem
e) Via os ímpios falando contra Deus e permanecerem intocáveis (Sl 73.11 – NTLH “Deus jamais saberia ou descobriria isto”…. (Ml 3.18)
f) Quando entrou no santuário pode perceber a oportunidade de se livrar da caverna (Sl 73.16,17). Agarrou esta oportunidade (Sl 73.28) “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos”.
· 1 Rs 19.9 – Elias (hb. Meu Deus é Jeová) queria passar apenas uma noite na caverna. Queria “DAR UM TEMPO” (hospedagem provisória) – Levantai-vos e andai, porque caverna não é lugar de descanso (grifo meu) Mq 2.10a.

As circunstâncias que levaram Elias a entrar na caverna:
1. AMEAÇAS (Jezabel, mulher do rei Acabe, filha de Etbaal, rei dos sidónios).
»» Elias sabia com que frieza Jezabel praticava o mal
»» Elias estava desistindo de algo entregue por Deus por causa de ameaças. (A convicção é uma arma que nos livra de entrarmos na caverna)
2. FRUSTRAÇÕES (1 Rs 19.4)
»» Ele mesmo foi ao deserto: BASTA (Decisão pessoal). Levava em sua “bagagem”: Sentimentos feridos por ingratidão; Desanimo; Tristezas.

3. LUTAS (1 Rs 19.4) -»» Elias imaginava que seus problemas eram maiores do que suas convicções.
»» Elias queria trocar a “sombra do Onipotente” (Sl 91.1), pela sombra do zimbro. Queria viver o tempo do “Sono espiritual” (Rm 13.11)
»» Paulo sentiu o “peso da luta” na Macedônia (2 Co 7.5) e resistindo a tentação de entrar na caverna. Teve o consolo de Deus com a chegada de Tito (2 Co 7.6)

Deus esboça sua milenar misericórdia (Ex 20.6) para convencer um servo seu que “a caverna não é o melhor lugar”:
a) Mandou um anjo (Sl 34.7), para o livrar dos perigos do deserto que Elias mesmo optou, e para despertá-lo (1 Rs 19.5).
b) Deus envia um “Big celestial quentinho”, feito na panificadora divina. (Palavra direccionada) – Jr 15.16 e 2 Pe 1.20
c) Deus envia uma botija de água como “amostra da fonte. Os crêem em Jesus e não em seus sentimentos serão rios caudalosos (Jo 7.38)
d) Com a força daquela comida (Jo 4.32,34) preparada nos céus. Elias pode caminhar até o monte de Deus (Horebe/Sinai). Mas mesmo no monte de Deus Elias ainda encontrou a “porta de uma caverna”.

Elementos que Deus usou para “arrancar” Elias da caverna.
1. PALAVRA (Hb 4.12) (1 Rs 19.9) – Que fazes aqui, Elias?
· Dn 9.18 – Não oramos fiados em nossas justiças, mas sim em suas misericórdias. Nossas justiças são trapos de imundícias (Is 64.6).
2. AS OBRAS DA NATUREZA (Rm 1.20) – Atributos invisíveis, seu eterno poder, sua divindade se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebido por meio das coisas criadas….
a) Vento b) Terremoto c) Fogo d) Cicio suave
3. ARREPENDIMENTO
»» Pegar o caminho de volta: “Partiu, pois, Elias…” (1 Rs 19.15). Deus convence Elias a crer em sua fé e não em seus sentimentos
a) Conservei 7.000 joelhos que não se dobraram a Baal (Tem gente santa em meio a multidão)
b) Escolha a 12ª opção (Eliseu) para ser profeta (1 Rs 19.19) - honra
c) Seu ministério não tinha um ponto final e sim muitas vírgulas
d) Enquanto Elias pensava na morte Deus tinha planejado seu arrebatamento (2 Rs 2.11)
Conclusão: As lutas não existem para nos neutralizar e sim para nos activar. (Rm 8.18, 39,39)
Troque a escuridão da caverna pela esperança gloriosa do arrebatamento (1 Ts 4.16,17)
Consolai vos uns aos outros com estas palavras (1 Ts 4.18). A caverna não é meu lugar.

1 comentário :

Pr. Cézar Carrijo disse...

Ministrada na AD Missões aos povos_Agualva Cacém_Portugal em 01/09/2010

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus