Tradutor

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ministério, o palco da expectativa_Pr. Cézar Carrijo

Tema: MINISTÉRIO, O PALCO DE EXPECTATIVA


1 Co 4.1-5

Teatro Colón (Buenos Aires) de Ópera na Argentina está entre os mais famosos do mundo. Inaugurado em 25 de Maio de 1908. Capacidade 3.000 pessoas assentados. Dado a situação precária financeira da Argentina, o Teatro Colón teve os custos de suas actividades que eram subsidiadas por estatal questionadas por alguns sectores. Somente valorizaria os investimentos quem entende o processo. Assim é o ministério.

Ilustração: A “expectativa” gerada quando a cortina sobe no palco. Num teatro nada é passivo. O ar, o palco, a plateia são activos, diferente do espectador de uma obra de arte.

• Lc 3.15 – No desenvolvimento do ministério que Deus confiara a João Baptista, a expectativa foi tão alta que “todos” no seu intimo pensavam se não seria ele o Cristo. (A expectativa gerada por tão poderoso ministério, dava sinais de que João era o Cristo – AFINIDADE). Logicamente João “rebate” esta expectativa (Lc 3.16-18)

»» No ministério se “materializa” ou efectiva esta expectativa (O apóstolo Paulo utiliza da sua “vitrina” (vida) pessoal e de Apolo (1 Co 3.6-8) para ensinar o “peso” da responsabilidade ministerial (1 Co 4.6)

• Expectativa aos olhos dos homens (gr. Anthropos)

Nos considerem (gr. Logizomai) – Esta palavra se refere aos factos e não as suposições (Ex. de um saldo em conta bancária. Se o extracto indica € 10 de facto tenho € 10 euros a disposição)

» Somos “vitrinas” de vidro para os homens (1 Tm 4.12) “Padrão ou exemplo a ser imitado pelos fiéis”



1ª Expectativa (MINISTROS) – Gr. Huperetes

• Remador subordinado; Aquele que serve com as mãos

• Aquele que ajuda outro em algum trabalho (Pregador do evangelho) – 1 Co 6.16 “Se anunciou o evangelho não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa esta obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! (cooperadores de Deus – 1 Co 3.9)

»» Paulo usava de “todos os meios legítimos” para atender esta expectativa (At 20.24) “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira (gr. Domos - Curso da vida ou ofício) e o ministério (gr. Diakonia - Serviço) que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.



2ª Expectativa (DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DE DEUS) – Mt 25.15-30 –

Despenseiros (gr. Oikonomos) – Administradores (Não donos)

Mistérios de Deus (gr. Musterion / Theos) – Segredos religiosos confiados somente ao instruído pelas escrituras (2 Tm 3.16,17) “Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correcção, para a educação na justiça”[…] Objectivo: “[…] a fim de que o homem de Deus seja perfeito (gr. Artios – aptitude ou aptidão especial para determinada prática ou actividade / provido ou suprido), e não a “meros mortais” (termo “forte” porém contido nos originais)

A “capacidade” ou “suficiência vinda de Deus (gr. Hikanotes) em 2 Co 3.5,6 objectiva suprir esta expectativa.

»» Ao entendermos os termos “ministros” e “despenseiros dos mistérios de Deus” podemos compreender o “referencial de avaliação do ministério”



»» Encontrado (gr. Heurisko – Achado pela averiguação, exame, escrutínio, observação, descobrir pela prática e experiência)

»» FIEL (gr. Pistos – verdadeiro) – Adjectivo

a) Fiel nos negócios (transacções comerciais)

b) Fiel na execução de comandos

c) Fiel no desempenho das funções oficiais

d) Aquele que mantém a fé com a qual se comprometeu

e) Alguém em quem se pode confiar (a palavra “gr. misterion” é derivada da palavra “gr. Muo”, fechar a boca).

f) Alguém que confia nas promessas de Deus (Na ressurreição de Jesus e na Volta de Jesus)

• O ministério é um “ATESTADO DE CONFIANÇA” expedido por Deus (1 Tm 1.12)


Devocional ministrada na reunião de obeiros na Assembléia de Deus Missões aos povos (Congregação Charneca de Caparica) - Portugal em 08/11/2010


O plano de Deus vai até o final. Deus te abençoe e guarde.

Sem comentários :

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus