Tradutor

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Planeamento: Especialidade de Deus (parte 03)_Pr. Cézar Carrijo

Tema: Planeamento especialidade de Deus (parte 03)_Pr. Cézar Carrijo)


PLANEANDO A VIDA ESPIRITUAL (Limite e fidelidade) Relacionamento familiar (interfere [SEGREDO] directamente na vida espiritual) (Mt 12.25b) “ …toda casa dividida não prosperará” – (2 Sm 15.3)


• O lar de David – David foi um excelente rei, salmista, e adorador; porém os problemas em seu lar trazem algumas lições para nós.


» Princípios doutrinários (terceirizados ou ignorados)


• David ignorou a proibição de Dt 17.17 de “não multiplicar mulheres”. (Mical – 1 Sm 18.27; Abigail – 1 Sm 25.42; Ainoã, jeezrelita – 1 Sm 25.43; Maaca, filha de Talmai[rei de Gesur]; Hagite – 2 Sm 3.4; Abital – 2 Sm 3.4; Eglá – 2 Sm 3.5; Bate-Seba – 2 Sm 11.27 e ainda mais concubinas e mulheres de Jerusalém – 2 Sm 5.13). Colheu o resultado da lei da semeadura (Os 8.7). David perdera a autoridade e a moral para repreender seus filhos (Ultrapassou os LIMITES e vulgarizou a FIDELIDADE).


• David terciarizou a educação e a vida espiritual de Salomão ao profeta Natã (2 Sm 12.25).


• David não se preocupou com os princípios de 1 Co 15.33. As “más companhias” (gr. Homilia: companhia, relação, comunhão) corrompem (depravam) os bons costumes (Gr. Ethoss – caráter, moral) – o primo Jonadabe, filho de Siméia (2 Sm 13.3) – TB.


• O filho que se apresentou como doente (Amnom), deveria ser levado ao médico, e não ter um “capricho pessoal” atendido (Ausência de limites) – 2 Sm 13.5,6 – Quantos “presentes” é dado a filhos para “repor” a ausência dos pais? (Carros, dinheiro, festas, passeios, telemóveis, computadores, viagens, etc…)


• Ignorar o problema não resolve-o (2 Sm 13.26 – “Para que iria ele contigo?” – Baal-Hazor)


» Por 2 anos Absalão “cultivou” o desejo homicida.


» Por 3 anos Absalão permaneceu em Gesur (pequeno reino aram.)


» Por 2 anos Absalão ficou em Jerusalém, mas sem ver a face do rei (pai) – 2 Sm14.28. Depois de ser “chantageado” David beija o filho homicida, mas já era tarde demais (2 Sm 14.33)


» Por 4 anos Absalão “roubou” o coração do povo de Israel, e uma “falsa espiritualidade” de Absalão (2 Sm 15.7,8), foram a mistura explosiva para destruir o lar e derrubar David do trono. (2 Sm 15.16) – O “peso de consciência” (2 Sm 18.5) “Tratai com brandura o jovem Absalão, por amor de mim”. (Tarde demais!)


» Os papéis bem definidos (A figura masculina – Ef 5.23 “cabeça da mulher”, e a figura feminina – limites bem definidos) – Não competem entre si, mas se ajudam mutuamente. (1 Co 7.3; 1 Co 11.11 “No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher”)


» A submissão da esposa não é um acto de fraqueza mas de coragem (Ef 5.22,25)


» O marido é o responsável por nortear o lar com “discernimento”(Caso de Jó – Jó 1.5 e 2.9,10) e pela dignidade da esposa (consideração) “Quantos esposos enaltecem todas as mulheres em seu redor, mas não expressam o mínimo sinal de aprovação para a mulher que Deus colocou ao seu lado” (1 Pe 3.7). Anular isto é bloquear as orações.


» O marido recebe a tarefa de amar a esposa como Cristo amou a igreja (Ef 5.25). Este amor envolve ajudá-la na santificação, crescimento espiritual. (“Alto padrão” de investimento espirirtual)


» Muitos lares entram em falência espiritual, e consequentemente material, por causa de conjugues que não cultivam o relacionamento conjugal, material e ainda o espiritual.


A transparência é uma virtude que precisa ser investida continuamente. (Ela enaltece os limites e a fidelidade)


» Os nossos actos devem condizer com aquilo que falamos (Tg 2.12). “ Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”. O valor da palavra empenhada (Fidelidade e limite) – Mt 5.37 (Sim, sim e não não)


» Os filhos (herança do Senhor), devem ser ensinados (tempo de qualidade), através da Palavra de Deus e do testemunho pessoal. (Ef 6.4) “Pais não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”.


» Conclusão


• Se ignoramos a necessidade de planeamento, e por isso, as áreas de nossas vidas (pessoal, profissional e espiritual) entrou em falência ainda há uma esperança: Confissão de pecados (1 Jo 1.9).


• Lembremos de onde caímos (Ap 2.5) e pratiquemos as primeiras obras. (Hb 10.22) “Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e lavado o corpo em água pura”.





O plano de Deus vai até o final. Deus te abençoe e guarde.

Sem comentários :

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus