Tradutor

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Deserto:Lugar de superação_Pr. Cézar Carrijo

Tema: DESERTO, LUGAR DE SUPERAÇÃO
Sl 78.19b e Rm 8.28
· Ex 3.1/ At 7.30: Moisés ouve Deus falar consigo após 40 anos no deserto.
· 1 Sm 23.14 – Davi sobreviveu à morte permanecendo no deserto. Deus estava com ele no deserto.
· 1 Rs 19.4 – Elias se prostra debaixo de um zimbro no deserto. Pensando que sua vida acabaria no deserto. Mas Deus socorre Elias em meio ao deserto.
· Gl 1.17 – Entende-se que o apóstolo Paulo antes de subir a Jerusalém cursou umas “faculdade cristocêntrica por 3 anos no deserto da Arábia”. Razão da segurança do evangelho que ele pregava (Gl 1.12)
· Gn 16.7,8 – o “Anjo do Senhor” (teofania) a encontrou no deserto, e a coloca diante diante do “dilema da existência”: Donde vens e para onde vais? Agar estava em fuga.
» Fugir para o deserto é pedir para ser admitido na Faculdade divina.
Agar: hb. Voo, fuga, ou emigração
1º Voo de Agar ao deserto (Desprezando oportunidades) – Decisão precipitada – (Deus vai ao encontro no deserto)
· Zombava da mulher que lhe dera a grande oportunidade de sua vida (Gn 16.4) (Agar, segundo Rashi era filha do Faraó. Que após o incidente de Gn 12.17, Deu Agar por serva a Abrão, pois segundo Rashi o Faraó disse, que era melhor ser serva de Abrão do que princesa no Egipto)
· O “frutos amargos” colhidos por pessoas que desprezam grandes oportunidades, só são percebidas quando elas voam para o deserto.
· Agar trocara o “lugar de honra” pelo opróbrio de uma “fugitiva”.
· FUGA: Caminho anteriormente percorrido por Adão e por Eva (Gn 3.8); Caminho também trilhado por Caim (Gn 4.9).
· Deus visita Agar no deserto e descortina o “caminho da superação”: Humilhação (Tg 4.10)
· Deus surpreende Agar no deserto:
» Deus chama Agar por nome (Is 43.1b)
» Deus faz uma promessa para Agar (Gn 16.10) – Ismael (hb. Deus ouviu)
» Deus socorre uma fugitiva quando ela está disposta a trilhar o “caminho da humilhação”. (Tg 4.6b) “[…] Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes”.
· Agar restaura a comunhão com Deus (Gn 16.13,14)
Tradução da Torá (Gn 13.17) – “E (ela) denominou o nome do Eterno que lhe falava “Tu és Deus que vê tudo” porque disse: Também aqui eu vi (o Enviado de Deus) depois de o ver (na casa de Abrão). Encontro ao longe e agora encontro próximo (Rm 2.11)
O “marco” do “primeiro voo” de Agar ao deserto foi o poço que ela chamou: Beer-Lachai_Roi (Torá): Poço em que o Anjo vivente apareceu nele. (Sl 34.19)
» Ismael nasceu (Deus ouviu) – Sl 34.15 “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.
2º Voo de Agar ao deserto (Circunstancial ou involuntário) – Resultante da decisão de terceiros (Deus chama desde o céu)
» Ela colhe os frutos da semente que plantara em Ismael (Os 8.7) – Ismael zombava de Isaque.
» Agar foi expulsa de um lugar seguro, e tendenciosamente foi rumo ao deserto. Andava errante empurrada pelos seus sentimentos
» Agar recebeu de Abraão provisão para o deserto (Pão e água). Deus prometeu suprir as nossas necessidades (Fp 4.19)
» Agar “abandona” a promessa de Deus debaixo dos arbustos (Gn 21.15). Mas a promessa não morre (Ismael havia aprendido a orar com Abraão - ref. Torá)
· Deus chama por nome Agar desde o céu, e lhe mostra que sua história no deserto não era uma história de derrota e sim de vitória (Sl 121.1,2)
· Deus ordena a Agar para “tomar a promessa pela mão” e beber do poço de águas vivas (Jo 4.14). Ela era convidada a encher o seu cântaro (Fé) com a água viva (Graça – Ef 2.8).
· A graça nos foi dada para não sucumbirmos mediante o deserto (lutas, adversidades, críticas, enfermidades, perseguição) – Fp 1.29 “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele”. Beba do poço de águas vivas
Mensagem pregada em 06/10/2010_AD Missões aos povos_Agualva-Cacém_Portugal

Sem comentários :

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus