Tradutor

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma boa escolha


Tema: UMA BOA ESCOLHA
   Ilustração: Os 3 conselhos                     Gn 13.9
 O interesse de Abrão por conhecer a Deus levou-o ao Egipto; se os sacerdotes egípcios conhecessem mais, ele aprenderia, se o oposto ele os ensinaria (Flávio Josefo).
  Gn 12.10 - uma necessidade pessoal (fome), foi a circunstância que motivou Abrão a descer ao Egipto. O mesmo Egipto que o prosperou o "convidou" a retirar-se. (As escolhas propostas por Deus não precisam da ajuda de inverdades). (Cl 3.9 - não mintais uns aos outros)
  Gn 13.4,5 - Mesmo "fora" de rota a motivação espiritual de Abrao levou-o de volta a "rota da promessa". Ele reconheceu que precisava voltar onde outrora havia edificado o Altar do Senhor (do Neguebe - ressecado) para (Betel - casa de Deus) - local de reconciliação.
  Uma boa escolha nem sempre e fácil, pois queremos ajudar "o nosso Ló preferido". (é preciso abandonar tudo aquilo que Deus mandou abandonar). Gn 12.1
  Abandonar a prática do pecado, conceitos distorcidos, ressentimentos, ira, e todas a obras da carne. (Cl 3.8,9) - Despojar (gr. Apotithemi - tirar do caminho, colocar de lado)

A escolha de Lo não fora uma boa escolha
  Gn 13.10 - Ló se impressionou com as campinas do Jordão.
  Gn 13.11 - Ló escolheu par si "toda" a campina do Jordão (Ele estava a desejar viver intensamente os impulsos da carne) -
  Gn 13.12 - Ló trocou Canaã por Sodoma ("ia armando suas tendas até Sodoma") Seu foco era Sodoma (Hb. C@dom - ardente/ chamuscar) - Hb 10.26,27
   1 Jo 2.15 - não deixemos o mundo "encher" os nossos olhos. "Não ameis o mundo..."
  Gn 14.12 - Anrafel, Arioque, Quedorlaomer e Tidal, levaram Ló, seus bens, sua família como cativos, inclusive todos de Sodoma e Gomorra. Uma má escolha produz perdas profundas.
  Gn 14.16 - Deus usou Abrão que havia feito uma boa escolha para resgatar Lo. Deus utilizou-se do seu Filho para nos resgatar de nossas más escolhas (Cl 1.13).
  Gn 19.1 – Ló recebeu os anjos na entrada da cidade (Local das negociações). O “susto” não fora suficiente para fazer Ló mudar de Sodoma. Este era o mundo que ele estava “adaptado”.
  Por mais fervorosa que fora a intercessão de Abraão, a Escolha de Ló fez com que sua mulher identificasse até fisicamente com a esterilidade de sua vida. (Gn 19.26)
  Ló terminou sua história em uma caverna. A sua escolha determinou o final: uma vida de incesto e embriaguez. (Gn 19.30,35,36)

A Boa escolha de Abrão era motivada por:
1.           FORTE CONVICÇÃO PESSOAL (Sl 31.14) “Quanto a mim confio em ti Senhor. Eu disse: Tu és o meu Deus”.
Gn 13.12 – Abrão habitou em Canaã (hb. Terras baixas). Sodoma não o seduzia. O mundo não conseguia impressionar o homem que fez a boa escolha.
·                   As promessas de Deus para sua vida valiam muito mais do que o imediatismo dos bens advindos de esforços pessoais.

2.           CONFIANÇA ABSOLUTA NA PALAVRA DE DEUS (Is 55.11) Assim será a Palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.
A confiança de Abrão estava na Palavra de Deus e não nas circunstâncias. (Ele já aprendera isto quando fora deportado do Egipto).

3.           VISÃO ESPIRITUAL
·                   Gn 13.14 Ergue os olhos de onde você está (Podemos até usar as circunstâncias como “tijolo” para vermos mais longe)
·                   É preciso ver as promessas antes que elas cheguem. (Este é o princípio da Fé)

4.           DISPOSIÇÃO PARA CONTINUAR CAMINHANDO
·                   Gn 13.17 – Percorrendo o “perímetro” da promessa.
·                   Gn 13.18 – Mudanças de tenda até Hebrom (Disposição para mudanças) – Lugar de vinho e azeitonas (Unção e alegria)
·                   Gn 14.16 – Disposição para interceder por pessoas que fizeram más escolhas.

5.           ESPERAVA UMA VIDA ETERNA ABUNDANTE
Ele confiava que o seu futuro (Sl 31.15a) estava nas mãos de Deus (Hb 11.10Ele aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador).

Mensagem ministrada em 28/02/2012 - Congregação Tapada das Mercês


O plano de Deus vai até o final. Deus te abençoe e guarde.

Sem comentários :

Assembleia de Deus "Ministério Missão aos Povos"

Assembleia de Deus "Ministério Missão aos Povos"

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus