Tradutor

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A sombra do Espinheiro



Tema: A SOMBRA DO ESPINHEIRO
(Futilidade) Jz 9.7-15
Existem mais de 200 espécies de espinheiros ou plantas com espinho na Palestina. (Profº Post). Fonte: Pequena Enciclopédia Orlando Boyer.
• A produção de espinhos é um dos símbolos do julgamento divino sobre a terra, após o pecado de Adão e Eva (Gn 3.18)
Sentido conotativo: tormento, punição, prejuízos, desespero, dor, perigo.
O apólogo de Jotão no Monte Gerizim (onde foi lido as bênçãos de Deus – Dt 28.1-14) - Apólogo: é uma historieta mais ou menos longa, que ilustra uma lição de sabedoria e cuja moralidade é expressa como conclusão.

Oliveira: Deixaria eu o meu óleo? (hb. Deshen – gordura) – Referindo se as bênçãos.
Figueira: Deixaria eu a minha doçura? (hb.moteq – Bom fruto) – Refere-se a natureza “sensitiva” humana, ou “intelectual”. Realizações
Videira: Deixaria eu o meu vinho? (hb tirosh – Prosperidade divina) – Alegria.
Espinheiro: (hb. ´atad – raiz não utilizada mais que significa: perfurar ou fazer rápido) – Sombra (hb. Tsalal – raiz da palavra “afundar”).

A proposta do espinheiro é regida pelo imediatismo, pela transitoriedade, pela efemeridade, ou seja algo que é simplesmente passageiro. (Mc 4.3-9) – Jesus jamais aceitou estar debaixo da sombra do espinheiro (Diabo), pois era a Oliveira Verdadeira.

O espinheiro representa o Diabo e sistema do mundo.
Deus é peremptório: (1 Jo 2.15) - não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
Viver à “sombra do espinheiro” (ausente da Luz do mundo), resultará em 3 enfermidades mortais: (1 Jo 2.16)
1. Concupiscência da carne – Afronta directa a oliveira (Desejo pelo que é proibido) – Natureza humana separada da influência divina (A proposta do "espinheiro", era da transformação das pedras em pães: Atenderia a "carne") - Lc 4.3 (Era preciso que o "espinheiro (diabo) saisse logo, pois o "banquete dos anjos" começaria em seguida.
2. Concupiscência dos olhos – Afronta directa a figueira (Metaf. Olhos da “mente”, faculdade de conhecer) (A proposta do "espinheiro" era de que Jesus se rendesse diante da glória, transitória e efêmera do mundo, mas Jesus rejeitou usando a Palavra de Deus - Lc 4.6,7)
3. Soberba da vida – Afronta directa à videira
• Constante adoração de si mesmo (Culto à pessoa em si)
• Certeza insolente e vazia
• Arrogância
• Que despreza e viola vergonhosamente a lei divina e os direitos humanos.
"O pináculo (ultimo degrau antes da queda vertiginosa), foi uma proposta indecente para Aquele que esvaziou se de si próprio (Fp 2.7-9). O Senhor Jesus deu nos o exemplo de que é melhor estar à sombra do Altíssimo (Sl 91.1) a ter uma "queda livre", no "vazio" do fracasso.

Ilustação: Filho que tinha um péssimo desempenho na escola, e ao receber uma proposta: Se fosse aprovado no vestibular para Medicina, poderia pedir o que quisesse de presente de formatura. Com esta proposta em mente o jovem transformou seu comportamento, sendo aprovado entre os primeiros colocados. Qual não foi sua surpresa ao receber uma bíblia de presente. Tal presente despertou nele “labaredas do espinheiro”. Seu pai morreu sem tê-lo novamente em sua companhia. Mas após a morte do pai depois da insistência da mãe ele pega o presente do pai e quando “joga” sobre o painel do carro, percebe um cartão que continha um cheque em branco assinado, com os seguintes dizeres: leia a bíblia para seres salvos e conhecer a Deus, e compre o carro dos seus sonhos e seja feliz. Valeu o seu esforço. Após ler isto com lágrimas nos olhos ele se rende diante do Senhor em uma calçada de rua.

Conclusão
• Sair de debaixo do Espinheiro e esconder na sombra do Altíssimo produzirá 03 riquezas eternas:
1. O amor que ele nos dispensa é um amor eterno (Jo 3.16)
2. A vida que ele reserva para nós é uma vida eterna (Jo 10.27,28)
3. As moradas que Jesus nos preparou são moradas eternas (Jo 14.1-3)

1 comentário :

Pr. Cézar Carrijo disse...

Pregada em 04/07/2010_AD Agualva-Cacém. Portugal

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus