Tradutor

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O motivo da maior e mais sangrenta batalha de todos os tempos

Tema : O MOTIVO DA MAIOR E MAIS SANGRENTA BATALHA DE TODOS OS TEMPOS
                                                                                                 Jd 3,20,21

 Judas 1 - 3. Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. 20. Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21. conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 

- Não é pelo PETRÓLEO, nem por DINHEIRO, nem por PEDRAS PRECIOSAS, nem por TERRITÓRIOS GEOGRÁFICOS, nem POLÍTICO, nem IDEOLÓGICO (não obstante haver uma aparência), nem pela ÁGUA POTÁVEL. 
- É uma "guerra silenciosa" porém potencialmente LETAL. 
- Os exércitos mais bem equipados do mundo tem se mostrado incompetentes nesta batalha por milênios. (Zc 4.7 - "Não por força nem por violência, mas pelo MEU ESPÍRITO, diz o Senhor dos exércitos")

 • Hb 11.3 - Este motivo nos leva a entender como o Universo foi criado pela Palavra de Deus, de modo que O VISÍVEL NÃO FOI FEITO DO QUE SE VÊ. 
• Hb 11.4 - Este motivo levou Abel a oferecer melhor sacrifício do que seu irmão Caim. Mesmo que isto lhe custou a vida. Valeu a pena! 
• Hb. 11.5 - Este motivo levou Enoque a andar com Deus por 300 anos (Gn 5.22), e subir arrebatado sem provar a morte. Valera a pena! 
• Hb 11.7 - Este motivo foi suficientemente forte para Noé andar com Deus em justiça e integridade, em meio a uma geração corrompida. (Gn 6.9) 
• Hb 11.8 - Este motivo levou Abraão a sair do convívio familiar idólatra (Js 24.2), para ir a um lugar desconhecido, trazendo na sua mobila apenas uma PROMESSA. 
• Hb 11.11 - Este motivo é tão influente que até Sara por meio deste motivo recebeu o poder de conceber um filho, sendo já velha e estéril. 
• Hb 11.17,19 - Este motivo levou Abraão a oferecer seu filho Isaque pois considerou este motivo forte suficiente para justificar uma ressurreição mesmo das cinzas. 
• Hb 11.24-26 - Este motivo é tão alto e valioso, que conduziu Moisés a rejeitar o título de príncipe, e ser maltratado com o povo de Deus, a desfrutar por algum tempo os prazeres do pecado. Ele ponderou e concluiu que a afronta de Cristo era uma riqueza maior do que os tesouros do Egito. 
• Hb 11.32 - Faltaria tempo para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. 
• Hb. 11.33 - Este motivo era suficientemente poderoso para vencer reinos, praticar justiça, alcançar promessas, colocar em fuga exércitos, apagar a força do fogo, ser apedrejados, provados, serrados ao meio, morrer ao fio da espada, maltratados. 
• Hb 11.38 - Morreram mas o EPITÁFIO IMORTALIZADO dos seus sepulcros recebeu a "distinção" mais alta nesta vida: O MUNDO NÃO ERA DIGNO DELES! - Lc 18.8b - Esta batalha é tão difícil e sangrenta que o próprio Jesus lançou a pergunta: Se por ocasião de sua vinda encontraria este tesouro na terra: A FÉ - Jd 3 
- Exortar sobre esta Fé foi um motivo considerado imprescindível para Judas deixar o "empenho" ao escrever sobre a SALVAÇÃO, para exortar-nos a lutar (batalhar) pela Fé entregue aos santos. 
- Não é uma Fé misturada, não é uma fé supersticiosa, não é uma fé capitalista (TER) mas é uma FÉ SANTÍSSIMA (Jd 23), uma FÉ EDIFICADA, CONSTRUÍDA (1 Co 3.10) 
- Uns lançaram o alicerce (Cristo), o u t r o c o n s t r ó i s o b r e E L E . Ma s "cada um veja como edifica" (RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL) 
- Esta batalha é travado em Todo TIPO DE TERRENO: Desertos, montanhas, vales e pântanos. 

As ameaças contra a nossa fé: INFILTRADOS MAS NÃO TRANSFORMADOS (Jd 4) - "Porque certos homens se infiltraram entre vós sem que fossem notados; desde há muito tempo eles estavam destinados para o Juízo. São homens ímpios, que mudam a graça de Deus em libertinagem e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo" 
- Não basta ESTAR (infiltrado) é preciso SER (convertido) - Jo 3.5 - nascido da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus) 
1. Substituem a graça de Deus pela libertinagem (com "roupagem" de liberdade) - São "sonhadores" que contaminam o corpo, rejeitam autoridade e difamam até os anjos (Jd 8) - Não poupam ninguém.
• Gl 5.13 - "Irmãos, fostes chamados para a liberdade. Mas não useis da liberdade como pretexto para a carne; antes, sede servos uns dos outros pelo amor" - o Amor é uma rocha sólida no Pântano da incredulidade) - Jd 10 - "Esses homens, porém, difamam tudo que não entendem; mesmo naquilo que compreendem por experiência natural, eles se corrompem como seres irracionais" -
2. Não se submetem ao SENHORIO de Jesus Cristo (É uma forma requintada de NEGAR à Cristo) 
• Jd 11 - "Aí deles!" - Seguidores de Caim (MOTIVAÇÃO ERRADA) 
- O "caminho de Caim" é uma "rota de colisão" com Deus) 
- A oferta (culto) de Caim não "coincidia" com a motivação do seu coração. (Foi "traído" pelo coração)
- Apologistas do Erro de Balaão (MISTURA PROFANA) - Pelo "ganho imediato" (lucro) - (Também uma "rota de colisão" com Deus). (Ap 2.14 - igreja de Pérgamo, cidade onde estava o "trono de Satanás", assistiu a morte de Antipas, o primeiro mártir da Ásia) 
- Balão ensinou a Balaque como atrair a ira de Deus sobre o povo da promessa: Apologia de uma Fé Misturada com imoralidade, que tenta ultrapassar a Doutrina de Cristo. 
• 2 Jo 1.9 - "Todo aquele que ULTRAPASSA a Doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho" (ARA)
- Mobilizadores da rebelião de Coré - (Nm 16) (REBELIÃO) - Rochas ocultas (nódoas); Participantes das refeições comunitárias, banqueteando convosco sem escrúpulos (palavras maliciosas e repletas de termos pornográficos),
Pastores que apascentam a si próprio (não se permite ser conduzido às águas tranquilas) - Não me refiro a dons ministeriais de Ef 4.11
Como nuvens sem água, levados pelo vento (vazios e influenciáveis).
Árvores sem folhas (testemunho da vida espiritual) nem FRUTO (O singular é proposital para aplicação de Gl 5.22,23)
- O homem de fé vive o oposto disto pois ele é aquele que teme ao Senhor, suas folhas não murcham, e dá fruto NA ESTAÇÃO CERTA (Sl 1.3) 
Duplamente mortos, raízes arrancadas (Uma fé removida por ressentimentos, ira, porfias, competições) 
Ondas bravias de um mar (espumando suas próprias indecências) 
Estrelas fora do curso (no lugar errado, no tempo errado) 
Vivem a reclamar, dominados por seus próprios desejos (Adulam pessoas por interesse - Jd 16) 
Causam divisões, pois vivem conforme suas tendências naturais 
• Jd 17 - "Mas vós, amados, lembrai-vos do que foi previsto pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo" • Esses homens são "homicidas espirituais" e a característica peculiar deles: NÃO TÊM O ESPÍRITO. (Jd 19) 

Este diagnóstico relatado por Judas revela o "script" de um homem que muda a graça de Deus em libertinagem e que não se submete ao Senhorio de Jesus Cristo. (A expectativa futura é a escuridão das trevas - Jd 13) 

O "serviço de recrutamento do céu" convoca aqueles que querem edificar sobre uma FÉ SANTÍSSIMA (Separada mas não influenciável): (Is 6.8 - A quem enviarei? Quem irá por nós?) 
• 1 Jo 5.19 - O mundo jaz no maligno: Pântano da incredulidade (não é apenas lugar onde as pessoas não acreditam) - Este é o lugar escolhido por Deus para recrutamento, porém ele nos concede a oportunidade de pisar em "rochas sólidas", mesmo em "terreno pantanoso": 
• Jd 21-24: Rochas Sólidas:
1) AMOR DE DEUS (Lugar onde nossa fé, o maior motivo, é conservada) 
2) ESPERAR NA MISERICÓRDIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
3) COMPAIXÃO PARA OS QUE ESTÃO EM DÚVIDA (Talvez sucumbindo em meio à lama dos RESSENTIMENTOS, DECEPÇÕES, MEDO, FRUSTRAÇÕES) - Estas pessoas não são AMEAÇAS, são POSSIBILIDADES. 
4) DEMONSTRAR MISERICÓRDIA COM TEMOR, NÃO IRMANANDO COM O PECADO (Salvar, arrebatar do fogo)
5) CONFIANÇA EM DEUS (O único que pode nos impedir de TROPEÇAR e poderoso para nos apresentar IMACULADOS (não manchado pela "lama do Pântano da Incredulidade), e com grande júbilo diante de sua glória. (Jd 24) 
• 1 Pe 1.5 - Esta Fé nos guarda na virtude de Deus para a Salvação. 
• 1 Pe 1. 7 - Esta Fé é provada pelo fogo (adversidades) para se tornar mais preciosa do que o ouro. 
• 1 Pe 1.9 - O final (concretização) desta Fé é a Salvação de nossas almas. 
O pedido de Judas aos amados: Edifiquemos pois (qualidade da construção) sobre a SANTÍSSIMA FÉ, orando no Espírito (Jd 20) 

שלום

 Mensagem ministrada em 07/05/2014 - Assembleia de Deus Min. Missão aos Povos - Portugal 

Sem comentários :

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Pr. Cézar Carrijo e Missª Gláucia Carrijo

Mensagens populares

Me esforço para parecer com Jesus